A Coreia do Norte, que na segunda-feira anunciou um segundo teste nuclear e o disparo de três mísseis, lançou nesta terça-feira outros dois mísseis de curto alcance, informa a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Pyongyang lançou um míssil terra-ar e um míssil terra-mar na costa leste, perto da cidade de Hamhung, segundo a agência. “Os serviços de inteligência estão analisando os motivos dos disparos”, afirmou uma fonte da presidência sul-coreana, que informou ainda que cada míssil tem alcance de 130 km.
Fontes militares não comentaram o que consideram um assunto do serviço de inteligência. Com base em fontes governamentais, a Yonhap informou mais cedo que a Coreia do Norte havia declarado uma zona do Mar Amarelo proibida aos barcos e que o país pretendia disparar mísseis de curto alcance nesta terça-feira ou nas próximas 24 horas.
A Coreia do Norte executou na segunda-feira com sucesso um novo teste nuclear, ignorando as advertências e pressões internacionais para renunciar ao programa nuclear. No mesmo dia, o regime comunista lançou três mísseis de curto alcance.