Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Coreia do Norte faz avanço “significativo” no reactor nuclear

A Coreia do Norte fez, último ano, avanços significativos na construção dum reactor de água-leve, segundo um relatório da agência nuclear da ONU, o que pode permitir ao governo norte-coreano ampliar a produção de material para armas atómicas.

Citando imagens de satélites, a Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) disse também que “certas actividades” foram observadas nos locais onde o misterioso regime do país asiático teria supostamente realizado testes nucleares em 2006 e 2009.

O relatório anual, divulgado, Quinta-feira (30), diz no entanto que “sem acesso aos locais a agência é incapaz de oferecer uma avaliação técnica do propósito dessas actividades, ou se o material nuclear está a ser usado”.

A Coreia do Norte diz que precisa de material nuclear para produzir electricidade, mas também já gabou-se da sua capacidade de dissuasão nuclear, e promove um intercâmbio de tecnologia atómica com Síria, Líbia e provavelmente Mianmar e Paquistão.

Acredita-se que o governo de Pyongyang esteja a preparar o seu terceiro teste de armas nucleares. O país tornou-se em 2003 o primeiro a abandonar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, e desde então o regime comunista impede a AIEA de ter acesso às suas instalações atómicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts