A Coreia do Norte está em conversações secretas com o Japão, na China, no que seria o primeiro contacto entre os dois países, desde a morte do líder norte-coreano Kim Jong-il, em Dezembro, informou a imprensa japonesa.
Ao mesmo tempo,os enviados da Coreia do Sul e da China, na questão nuclear, estavam reunidos em Pequim no meio duma série de contactos diplomáticos na região, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, encontrou-se com os líderes chineses, em Pequim, para discutir meios de preservar a paz e a estabilidade na península dividida, num momento em que a Coreia do Norte passa por uma delicada transição.
O ex-ministro japonês Hiroshi Nakai, que anteriormente era encarregado da questão dos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nos anos 1970 e 1980, reuniu-se com uma delegação norte-coreana, Segunda-feira, para tratar dessa questão, segundo a agência de notícias Kyodo.
De acordo com o diário Mainichi, as duas partes conversaram também sobre a retomada de negociações entre os dois governos.