Um “halo grande e brilhante” pairou sobre o monte Paektu, reverenciado pelo regime comunista norte-coreano como sendo o local de nascimento do seu líder Kim Jong-il, para celebrar o aniversário dele na quarta-feira, informou a imprensa estatal. A agência estatal de notícias KCNA, conhecida pelo tom pitoresco e propagandístico dos seus textos, disse que a “misteriosa maravilha natural” ocorreu na alvorada.
“O sol resplandecente se ergueu lançando seus raios brilhantes, e a área do Acampamento Secreto Paektusan se transformou em uma fascinante imagem da primavera. Então um halo excepcionalmente grande e brilhante persistiu no céu acima do pico Jong-il durante uma hora, a partir das 9h30”, relatou a KCNA.
Os livros de história norte-coreanos dizem que Kim nasceu em um acampamento de guerrilheiros da montanhosa floresta do país. Historiadores estrangeiros consideram mais provável que o “Estimado Líder”, de 69 anos, tenha nascido na União Soviética, onde seu pai, Kim Il-sung, fundador do regime, recebia treinamento de guerrilha para enfrentar os invasores japoneses.
Há especulações de que o monte Paektu, um vulcão adormecido há um século, na fronteira com a China, poderia estar a despertar.
Alguns observadores dizem que as autoridades de Pyongyang ficam horrorizadas com a possibilidade de que uma erupção destrua o lendário berço do líder Kim Jong-il.