O coordenador da Comissão Política Nacional da Renamo, Ossufo Momade, suspendeu o mandato de deputado, disse aos parlamentares, na quinta-feira (22), a presidente da Assembleia da República (AR), Verónica Macamo.
O assento do general, que desde Maio último é líder interino da “perdiz”, na sequência da morte de Afonso Dhlakama, foi ocupado pela deputada Essa Misé Ussene.
Segundo Verónica Macamo, Ossufo Momade, do ciclo eleitoral de Nampula, suspendeu o mandato nos termos da alínea c) do no. 1, artigo no. 3 do Estatuto de Segurança e Providência do Deputado, aprovado pela Lei no. 31/2014, de 30 de Dezembro.
Desde Junho deste ano que o coordenador da Renamo não assistia às sessões parlamentares porque dirige o partido a partir das matas da Serra de Gorongosa, província de Sofala.
A sua permanência em Gorongosa foi decidida na quinta sessão extraordinária do partido, para “permitir maior coordenação das actividades do partido.”
A Renamo vive actualmente a pressão de ter de escolher o sucessor de Afonso Dhlakama antes do início das candidaturas para as eleições gerais de 2019.
Há dias, o partido anunciou que ainda este mês terá lugar a reunião do Conselho Nacional, na qual será marcada a data da realização do congresso. Neste, será escolhido o novo presidente.