O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a continuação do tempo quente a muito quente com temperaturas máximas que poderão variar de 38 a 42 graus Celsius até terça-feira (10) particularmente nas províncias de Tete e Zambézia.
“O país continua sobre influência de sistemas de baixa pressão que ocasionam o tempo quente que se faz sentir nos últimos dias” indica o INAM em comunicado de imprensa onde também alerta para “a possibilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoadas, ventos com rajadas fortes e queda de granizo”.
Segundo o INAM “uma massa de ar frio far-se-á sentir na zona sul de Moçambique a partir desta segunda-feira (09) proporcionando uma descida gradual da temperatura nas zonas Sul e Centro” de Moçambique.
Entretanto para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o Instituto de Meteorologia prevê céu pouco nublado localmente muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros com trovoada ou chuvas fracas locais, vento de nordeste a sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas locais.
Eis as temperaturas previstas:
| Cidade | Máx ºC | Mín ºC |
| Maputo | 28 | 21 |
| Xai-Xai | 28 | 21 |
| Inhambane | 32 | 25 |
| Vilankulo | 31 | 24 |
| Beira | 30 | 24 |
| Chimoio | 32 | 20 |
| Tete | 42 | 26 |
| Quelimane | 35 | 24 |
| Nampula | 34 | 21 |
| Pemba | 31 | 22 |
| Lichinga | 30 | 15 |
