O Presidente Filipe Nyusi deseja que durante o seu 2º mandato seja iniciada a construção da megalómana hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa que deverá produzir 1.500 megawatts de energia eléctrica.
Transformada em prioridade nacional em 2018 a segunda barragem hidroeléctrica que se pretende edificar no rio Zambeze ainda nem sequer está nos papéis. A estruturação do projecto, os necessários estudos e a sua viabilização financeira ainda mal iniciaram mas o Presidente Nyusi deseja que tudo isso e a primeira pedra seja lançada antes dele abandonar a Ponta Vermelha.
“Concluir a estruturação e iniciar a construção da central hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa na Província de Tete, incluindo as Linha Tete – Vilanculos e Tete – Maputo de corrente contínua” é uma das acção acções inseridas no Objectivo Estratégico X no Plano Quinquenal 2020 – 2024 que ainda vai ser apreciado e tem de ser aprovado pela Assembleia da República nos próximos dias.
A Electricidade de Moçambique e a Hidroeléctrica de Cahora são as estatais responsáveis pela estruturação do projecto da central hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa que no passado foi estimada em 2,3 biliões de dólares norte-americanos.