Para partilhar experiências e estabelecer parcerias no mundo empresarial, mulheres líderes e empreendedoras moçambicanas vão reunir-se, no dia 25 do corrente mês, em Maputo, na 10ª edição do “Lioness Lean In Breakfast”, sob o tema “Outubro Rosa”, mês da consciencialização sobre o cancro da mama.
Trata-se de uma iniciativa do Standard Bank, promovida pela Lionesses of Africa, em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos e a Eni Rovuma Basin, que tem por objectivo a troca de ideias, informação e conselhos de modo a criar oportunidades para colaboração e activar pontos de discussão sobre os maiores desafios que as mulheres de negócios enfrentam no seu dia-a-dia.
Baseado num formato de apresentações e networking durante o pequeno-almoço, a décima edição do Lioness Lean In Breakfast contará com a participação de quatro oradoras principais, nomeadamente Mayra Pereira, directora da Greenlight, Patricia Bettencourt, stakeholder engagement do Girl Move Academy, Olga Madede, fundadora da empresa de Assistência de Enfermagem ao Domicilio, e Refilwe Sebothoma, fundadora do Grupo PBM, da África do Sul.
A apresentação do evento estará a cargo de Hlubi Mboya-Arnold, representante da Lionesses of Africa para a África Austral, e Sasha Vieira, responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank Moçambique. Com vista a inspirar e encorajar jovens estudantes universitárias a abraçarem o empreendedorismo, o evento vai incluir uma sessão de “Young Lionesses”, que contará com três oradoras, a saber Eulalia Muandula, da Dzimene, Andrea Massamba, da Uabalika, e Telma Cumbe, da Alabastro Serviços.
Em ambas as sessões, Madina Abacar, do movimento Outubro Rosa, vai debruçar-se sobre a associação e os trabalhos que tem desenvolvido no combate e prevenção contra o cancro da mama, enquanto Filomena Matimbe, da Finana, uma empresa que produz farinha de banana, falará sobre os benefícios desta fruta.