Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Confrontos violentos deixam nove mortos na capital da Somália

Militantes somalis nos jipes com baterias antiaéreas entraram em confronto com forças da União Africana (AU) pela segunda noite seguida em Mogadíscio, matando pelo menos nove pessoas, incluindo mulheres e crianças, disse, Domingo, uma pessoa das equipes de resgate.

As tropas da AU lançaram uma nova ofensiva contra al Shabaab, Sexta-feira, ocupando posições rebeldes perto da capital, pela primeira vez. Porém, os insurgentes contra-atacaram.

Sábado, eles atingiram um posto de controle militar do governo, conhecido como “Ex-control” e localizado num subúrbio ao noroeste da cidade costeira. Os soldados das forças Amisom, da AU, repeliram o ataque.

Os somalis, vítimas da fome e das duas décadas de guerra civil, e que buscavam refúgio nos acampamentos para pessoas desalojadas, ficaram no meio do fogo cruzado. “Pelo menos nove pessoas desalojadas, a maioria mulheres e crianças morreram nos campos perto da antiga embaixada americana, Sexta-feira e Sábado”, disse à Reuters o coordenador dos serviços de resgate da cidade, Ali Musa.

O Ex-control é um posto de controle estrategicamente importante. Na periferia de Mogadíscio, é a última barreia controlada pelo governo, na estrada que vai para o sul, em direcção a Afgoye, um reduto rebelde, localizado a cerca de 30 quilómetros da capital.

“Nessas duas noites, o al Shabaab chegou perto, com armas antiaéreas montadas nos caminhões, mas nós os repelimos”, declarou o porta-voz do contingente da AU do Burundi, Ndayiragije Come.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts