Militantes atacaram uma base militar no topo duma colina na instável região noroeste do Paquistão, esta Sexta-feira, num confronto em que pelo menos 33 pessoas morreram, afirmou um oficial de segurança.
Pelo menos 10 soldados paquistaneses e 23 militantes foram mortos no confronto no remoto vale Tirah, na região de Bara, em Khyber, perto da fronteira com o Afeganistão.
“Dezenas de militantes atacaram três postos de segurança recentemente estabelecidos. Isto levou a batalhas violentas”, afirmou um oficial militar à Reuters, que pediu anonimato pois não estava autorizado a falar com a imprensa.
Na região tribal de Orakzai, ao sul de Khyber, aviões de caça paquistaneses bombardearam dois esconderijos de militantes, matando 15 e ferindo 12, disseram os agentes de segurança em Orakzai.
Os eventos não puderam ser verificados de forma independente, e os militantes comummente contestam os números oficiais.
A insurgência é liderada pelo Taliban Paquistanês, formalmente conhecido como Tehrik-e-Taliban Pakistan, que tem uma facção activa em Khyber.
A região é uma das sete áreas tribais Pashtun ao longo da fronteira, que nunca esteve sob total controle do Estado.
Khyber é uma das principais rotas para o Afeganistão para transporte de abastecimento terrestre das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) lideradas pelos Estados Unidos, suspensa pelo Paquistão depois dum confronto na fronteira, em Novembro do ano passado, que deixou 24 soldados paquistaneses mortos.