Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conflito na Somália tem impacto além fronteiras, diz representante da ONU

O representante especial do Secretário-Geral da ONU para a Somália, Augustine Mahiga, acredita que o conflito neste país do Chifre de África está a espalhar-se para os países vizinhos.

Numa carta de condolências depois do duplo atentado de há um mês em Kampala, capital do Uganda, Mahiga escreveu que os ataques confirmam as “ramificações regionais e internacionais” do conflito somali.

Os atentados são atribuídos a um dos grupos rebeldes da Somália conhecido como Al-Shabaab, que ter¡a reivindicado a acção que matou mais de 70 ugandeses e pessoas de outras nacionalidades que se encontravam reunidas para ver a final do campeonato do mundo de futebol.

Augustine Mahiga disse que “a tragédia de Kampala despertou a atenção e preocupação internacionais”. Acrescentou que pelo Uganda passaram várias decisões relacionadas com o conflito somali , quer da União Africana quer da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento.

O representante especial de Ban Ki-moon considera que as prioridades fundamentais para a Somália são “a reconciliação com base no diáogo, na inclusão de todas as opiniões políticas, segurança, ação humanitária e reconstrução”.

Na carta, Mahiga louva o trabalho que está a ser feito para elaborar uma nova constituição somali, que entende ser uma das tarefas essenciais do goveno federal de transição.

Disse que se trata “de uma oportunidade única para os somalis desenharem o seu destino”. Augustine Mahiga destaca a importância de se criarem instituições públicas e uma rede de serviços públicos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!