Decorreu na última quarta-feira, em Maputo, a primeira edição da conferência internacional “CEO Experience”, sob a temática “Estratégias para alcançar um crescimento sustentado”. A conferência promovida pela Accenture, empresa líder global em consultoria de gestão, reuniu mais de 150 participantes, entre economistas, gestores de empresas e altos quadros nacionais e internacionais. Luís Pedro Duarte, administrador da Accenture responsável pela área de Estratégia em Moçambique, Angola e Portugal, e orador principal da conferência, abordou a temática que serviu de mote ao evento.
Na sua intervenção, destacou o papel e a importância do capital humano e do talento para o crescimento sustentado do País: “É um investimento que tem sempre retorno, embora o “payback time” tenha de ser visto de uma perspectiva de longo prazo. A questão que se coloca é justamente a de conseguir encontrar o equilíbrio entre o conhecimento que se pode obter de uma forma mais imediata e a aposta na formação e capacitação dos recursos locais”, reforçou o administrador da Accenture.
A conferência contou ainda com uma mesa redonda de CEOs de algumas empresas moçambicanas, dos sectores bancário, transportes e energético, que partilharam experiências sobre os desafios associados ao alto desempenho na economia moçambicana e nas organizações que operam no País.
A necessidade de Moçambique encontrar o seu caminho para o crescimento sustentado de forma integrada, a criação de infra-estruturas, a realização de investimentos na agricultura, a formação de recursos humanos, o desenvolvimento do sector dos transportes, e o acesso ao crédito foram os temas que dominaram o debate do painel de executivos convidados.
A conferência CEO Experience é uma iniciativa que nasceu em Portugal há quatro anos, posicionando-se desde cedo como o evento anual de referência para CEOs e membros dos Conselhos de Administração. Motivada pelo seu enorme sucesso e adesão, a Accenture tem vindo a expandir a sua realização em outros países, como é o caso de Angola, já com duas edições realizadas, e nas quais pode contar com a presença dos mais altos responsáveis políticos e personalidades das principais empresas a operar no país, tendo este ano promovido a primeira edição deste evento em Moçambique.
Para além do continente Africano, a Accenture pretende, num futuro breve, expandir o conceito CEO Experience a outras geografias. José Gomes, Administrador Executivo da Accenture, e responsável pela sessão de abertura do encontro, referiu que “a Accenture, que opera no continente africano há mais de três décadas, com clientes em 16 países incluindo Moçambique, está profundamente envolvida no desenvolvimento económico e social de um crescente número de países africanos, colaborando com diversas organizações locais mas também com empresas multinacionais que procuram oportunidades de crescimento em África.
Num contexto da aposta de longo prazo, que passa pelo desenvolvimento de talento e equipas locais, a Accenture conta com mais de 3.000 colaboradores no continente africano”, finalizou José Gomes.