O Conselho Municipal da Cidade de Maputo deverá concluir, até Março de 2013, a compra do Cine Teatro Gil Vicente, em alienação pelos respectivos proprietários – a LUSOMUNDO.
O espaço será transformado num centro científico-académico e cultural e de realização de exposições de arte e fotografia, segundo a proposta do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, apresentada, esta Quinta-feira (22), à Assembleia Municipal.
Não foram avançados os valores envolvidos neste negócio aprovado, esta Quinta-feira, pela Assembleia Municipal em mais uma sessão de trabalhos.
Mangais
Entretanto, o plano de reposição de mangais na zona costeira da Costa do Sol não será realizado até finais do ano de 2012 como tinha sido programado pela edilidade da capital moçambicana, alegadamente por falta de dinheiro.
Entretanto, o município aventa a hipótese de recorrer a fundos externos ou rectificação do seu orçamento de actividades para 2013 para levar a cabo aquele plano de reposição de mangais. Refira-se que o estudo para avaliação ecológica para reposição do mangal foi concluído em 2011, tendo o mesmo constatado a invasão de áreas agrícolas e usurpação do espaço para construção de edifícios por parte de alguns moradores do bairro Costa do Sol.
Transporte
Em relação ao sector do Transporte, o vereador da área no Conselho Municipal, João Matlombe, indicou que a Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) deverá reforçar a sua frota até Janeiro de 2013 para 200 autocarros em circulação diária, contra os actuais 120 autocarros.