A companhia aérea alemã Germanwings está a oferecer indemnizações de 25.000 euros (cerca de 1.025.000 meticais) aos familiares próximos das vítimas fatais da queda do dia 24 de Março pela sua dor e sofrimento, declarou a empresa nesta terça-feira.
Evidências mostram que o copiloto Andreas Lubitz trancou o capitão fora da cabine durante o voo 4U9525, que ia de Barcelona a Duesseldorf, e atirou o avião deliberadamente contra a encosta de uma montanha, matando todas as 150 pessoas a bordo.
Estes pagamentos somam-se aos 50.000 euros (cerca de 2.100.000 meticais) já pagos como assistência financeira imediata aos familiares. A lei alemã normalmente não contempla pagamentos separados por dor e sofrimento, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos da América.
A Germanwings, uma unidade da Lufthansa, afirmou nesta terça-feira que deseja tratar todos com justiça, embora um advogado tenha dito que a oferta é insuficiente.
As indemnizações por danos emocionais serão feitas a pais, cônjuges, parceiros e filhos das vítimas e não serão exigidas provas dos danos sofridos para a efectuação dos pagamentos, disse a empresa.
Parentes próximos que vivem na Alemanha também podem requerer outros 10.000 euros (cerca de 410.000 meticais) por pessoa como indemnização por quaisquer problemas de saúde sem precisar comprová-los, acrescentou a companhia.