O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma, reiterou a importância de Moçambique e Malawi capitalizarem as relações políticas e diplomáticas com impacto nos dois países.
Este desiderato, segundo Koloma, passa pela materialização dos acordos e memorandos de entendimento assinados pelos dois países e por um maior dinamismo do sector privado.
Koloma falava, quarta-feira, em Maputo, na abertura da 10ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação cujo objectivo é fazer o balanço da execução das decisões tomadas na última sessão e identificar novas acções de cooperação bilateral para o biénio 2010/12.
“Devemos avaliar profundamente os ganhos feitos, constrangimentos que enfrentamos e propormos formulas e estratégias para ultrapassar esses obstáculos”, disse Kiloma.
O dirigente apontou, por outro lado, a necessidade de identificar acções capazes de estimular as nossas relações de cooperação que servirão de catalisadores para uma maior participação de todos os segmentos da sociedade no processo.
Por seu turno, o Vice- Ministro malawiano dos Negócios Estrangeiros, Stephen Kamwendo, focalizou questões nas áreas do comércio, transporte e disse haver importância de discutir, no encontro, esses e outros temas de relevo na esfera da almejada cooperação entre os dois países