As autoridades comunitárias do Regulado de Cotoco, no Posto Administrativo de Mutuali, distrito de Malema, província de Nampula, mostram-se preocupadas com o nível de degradação das vias de acesso à região, factor este que poderá comprometer a comercialização e o escoamento de produtos alimentares na próxima campanha agrícola.
Segundo Cotoco, líder comunitário da Célula de Nacati, que dista cerca de 50 quilómetros da vila sede distrital, a população enfrenta imensas dificuldades relacionadas com a destruição de pontecas sobre o rio Malema. E como consequência, os produtores correm o risco de ver os seus excedentes a apodrecerem nos celeiros devido à falta de compradores.
De acordo com Cotoco, estas e outras situações fazem com que a população se desmotive de muitos serviços básicos, tal é o caso da saúde, educação, transporte bem como de falta de centros comerciais para o fornecimento de produtos da primeira necessidade.
Aquí nós vivemos numa situação bastante difícil. Veja só que todos os anos somos obrigados a viver nesta espécie de ilha isolada, situação que se agrava nas épocas chuvosas devido ao corte das vias de acesso. Clamou a fonte, pedindo ao governo que intervenha com a necessária urgência na reabilitação das mencionadas vias de comunicação.