Os casos de doenças diarreicas estão a aumentar no nosso país com principal incidência nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Maputo e Maputo cidade. Entretanto as autoridades sanitárias afirmam que não são casos de cólera.
Falando aos microfones da Rádio Moçambique, o Director Nacional da Saúde Pública no Ministério da Saúde, Mouzinho Saíde, afirmou que na origem destas doenças está o consumo de água imprópria.
Nos casos mais recentes, causados pelas chuvas que nas duas últimas semanas fustigaram várias regiões do país e provocaram inundações e contaminação de poços com água proveniente de latrinas não convencionais. Muitas pessoas tem estado a consumir água não tratada com os produtos de purificação recomendados pelas autoridades.
Questões de higiene pessoal, particularmente o fecalismo à céu aberto e a falta de lavagem das mãos após as necessidades fisiológicas, assim como a não lavagem adequadas de alimentos, principalmente aqueles que são consumidos crus, também contribuem para a eclosão de casos de doenças diarreicas.
Entretanto do município de Cuamba, na província nortenha do Niassa, desde o princípio do mês foram registados 29 casos de diarreia tendo originado já uma vítima mortal.