Arrancaram, segunda-feira, no país, as provas de classificação e selecção visando apurar jovens com capacidade psíquica e física para o cumprimento do Serviço Efectivo Normal nas Forcas Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). A campanha, segundo Cristóvão Chume, Chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, decorre até 25 de Novembro próximo, devendo inspeccionar entre 25 mil a 30 mil jovens de ambos os sexos.
Chume disse a AIM que já foram criadas em todas as províncias equipas conjuntas que integram médicos e psicólogos que estão encarregues pela realização dos exames de aptidão física com vista a incorporação dos jovens nas FADM.
Antes, de acordo com a fonte, foram afixados editais e convocatórias nos distritos, bairros, escolas do ensino médio e do ensino técnico profissional como sendo o primeiro passo para este chamamento, que levara os jovens abrangidos a realizarem vários testes com visa a sua incorporação.
“Este é o primeiro passo e inclui jovens que se recensearam mas que não foram convocados em ocasiões anteriores. Apelamos para que os jovens se dirijam aos centros de recrutamento, sedes distritais, postos administrativos e sedes de bairros e escolas secundárias para consultarem as listas”, disse Chume.
O Ministério da Defesa Nacional apela aos jovens convocados para se apresentarem nas datas e locais indicados, alertando que a não comparência é punível nos termos da lei.