Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Começa a convenção democrata; Obama diz que mandato foi “incompleto”

O Partido Democrata dos EUA iniciou esta terça-feira a convenção que vai formalizar a candidatura à reeleição do presidente Barack Obama, tentando convencer o eleitorado de que ele merece mais quatro anos para consertar a economia nacional. O evento será encerrado na quinta-feira, quando o próprio Obama discursar em horário nobre num estádio com capacidade para 74 mil pessoas.

A convenção dará a Obama a chance de retomar o protagonismo da campanha depois da Convenção Nacional Republicana da semana passada, que formalizou a candidatura de Mitt Romney, numa altura em que acontecem repetidos ataques contra a gestão económica do atual governo.

“Vamos demonstrar claramente por que precisamos manter Barack Obama e (o vice) Joe Biden na Casa Branca”, disse Debbie Wasserman Schultz, presidente do Comité Nacional Democrata, ao inaugurar oficialmente a convenção.

Os republicanos mantiveram-se na ofensiva na terça-feira, criticando Obama por dizer a uma TV do Colorado que qualificaria o seu primeiro mandato como “incompleto”. “Quatro anos de presidência e ela está incompleta? O presidente está a pedir às pessoas que sejam pacientes com ele?”, questionou o candidato republicano a vice-presidente, Paul Ryan, em entrevista à rede CBS. “Com o tipo de recessão que tivemos, deveríamos estar a sair dela. Não estamos a criar empregos nem de perto no ritmo que poderíamos”, prosseguiu. “Por isso estamos a oferecer grandes soluções para os grandes problemas que temos hoje.”

Jen Psaki, porta-voz da campanha de Obama, disse que o presidente, ao falar no mandato “incompleto”, referia-se à necessidade de trabalhar mais para reverter o desânimo económico e o desemprego acima de 8 por cento.

Na terça-feira, novas pesquisas mostraram que a indústria dos EUA sofreu no mês passado sua maior contração em mais de três anos, e que as exportações e a geração de empregos também se desaceleraram.

O desafio para Obama e dos seus aliados, portanto, será convencer um eleitorado frustrado com o primeiro mandato de que as coisas serão melhores nos próximos quatro anos, e que os cortes de gastos públicos propostos por Romney e Ryan são inviáveis.

Os democratas também devem salientar êxitos de Obama em outras áreas – como a missão que resultou na morte de Osama bin Laden e o regate da indústria automobilística. Uma preocupação mais prosaica dos organizadores da convenção é com o tempo.

Para a noite de quinta-feira há previsão de pancadas de chuvas com raios, e o discurso de Obama será ao ar livre – mas pode, se necessário, ser transferido para o ginásio de básquete que recebe os dois primeiros dias da convenção, e cuja capacidade é bem menor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts