Uma criança de cinco anos de idade, cuja identidade não foi revelada pela Polícia, foi trucidada quando se encontrava a brincar numa linha férrea nas imediações da estação de comboios de Namecuna, no posto administrativo de Nioce, distrito de Malema, província de Nampula, onde na urbe também uma pessoa morreu e outras três contraíram ferimentos graves e ligeiros em dois acidentes rodoviários.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Sérgio Mourinho, a menor não apercebeu do apito da locomotiva 302, que circula no sentido Nampula/Cuamba.
Enquanto isso, os dois sinistros rodoviários resultaram da condução sob o efeito de álcool e do excesso de velocidade, práticas que violam as regras previstas no Código da Estrada.
Mourinho disse que um dos acidentes foi do tipo despiste e capotamento, tendo uma pessoa cuja identidade não foi apurada encontrado a morte no local e dois ocupantes contrariado ferimentos ligeiros.
A outra desgraça foi do tipo atropelamento e a vítima contraiu lesões graves. Até segunda-feira (18) ela encontrava-se a receber cuidados médicos no Hospital Central de Nampula (HCN). O condutor do carro envolvido no sinistro continuava detido nas celas da primeira esquadra da PRM.
Na mesma semana, a Polícia de Trânsito (PT) submeteu vários condutores a testes de alcoolemia, tendo pelo menos duas centenas acusado positivo. Na mesma operação, as autoridades da Lei e Ordem colectaram pouco mais de 20 mil meticais em multas.