Um dos principais comandantes rebeldes do Exército Sírio Livre foi morto, esta segunda-feira (21), durante confrontos com tropas do governo perto da cidade de Deraa, na fronteira com a Jordânia, disseram os insurgentes e a mídia estatal.
Yasser al-Aboud, ex-oficial do Exército da Síria que desertou nos primeiros dias da revolta, liderava um ataque a um posto militar na cidade de Tafas, a noroeste de Deraa, acrescentaram as fontes.
“O comandante Aboud foi martirizado enquanto liderava um grupo de rebeldes contra as forças do regime”, disse Abu Hamza, da brigada rebelde Falujat Huaran, que participou do confronto.
Aboud foi um dos fundadores do conselho do Exército Sírio Livre, que tem o apoio do Ocidente e reúne brigadas moderadas, ao contrário de insurgentes islâmicos radicais que também fazem parte da oposição ao regime sírio.
O Exército sírio controla a maior parte de Deraa, o berço da revolta com dois anos e meio de duração contra o presidente sírio, Bashar al-Assad. Mas os rebeldes conquistaram terreno na região antiga da cidade e nos arredores rurais nos últimos meses.

