Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Com vista à exportação: PMEs nacionais adquirem ferramentas para aumentar competitividade

fds-sb-workshop

Realizou-se, nos dias 24 e 25 de Julho último, em Maputo, um workshop, com o objectivo de delinear estratégias de desenvolvimento e implementação para aumento de competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nacionais, no contexto da exportação, co-organizado pela Incubadora de Negócios do Standard Bank e o Projecto Promove Comércio, implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com o financiamento da União Europeia.

Trata-se de uma iniciativa integrada nos esforços contínuos do banco com vista a aumentar a competitividade das PMEs nacionais. Intervindo na sessão de abertura do encontro, a presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, Esselina Macome, afirmou que o objectivo do banco com este workshop é abordar os desafios comuns enfrentados pelas PMEs, nos processos de exportação, como a burocracia complexa, a falta de acesso ao crédito e a existência de infraestrutura precária.

“O Standard Bank faz parte da solução para os desafios enfrentados pelas PMEs e acreditamos que, juntos, podemos construir um futuro mais próspero para Moçambique. As PMEs moçambicanas têm um enorme potencial para se tornarem líderes globais nos seus respectivos sectores. Com o apoio do Standard Bank, do Projeto Promove Comércio e de outras instituições, as PMEs moçambicanas podem superar os desafios e conquistar novos mercados”, sustentou Esselina Macome.

Por sua vez, o representante da UNIDO em Moçambique, Jaime Comiche, referiu que o País vive numa era de transformação global, onde a competitividade é essencial para o sucesso das empresas. Disse, ainda, que o workshop foi cuidadosamente concebido para abordar os principais factores que podem impulsionar a competitividade das PMEs no mercado nacional, como no internacional.

“Neste workshop exploramos diversos tópicos cruciais, incluindo a importância do investimento em tecnologia avançada, a necessidade de inovação contínua, a capacidade de adaptação rápida às mudanças do mercado, a gestão eficaz de custos, o acesso a talentos qualificados e a presença estratégica no mercado”, frisou. Importa realçar que o evento contou com a participação de vários oradores, incluindo dois especialistas do Standard Bank, que explicaram como o Banco pode apoiar as PMEs a impulsionar as suas exportações e apresentaram algumas soluções financeiras que o Banco dispõe para facilitar as exportações das PME.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *