O atual presidente angolano Jose Eduardo dos Santos, do partido MPLA, está a vencer com conforto as eleições nacionais do país, com 74,46 por cento dos votos depois que mais da metade das urnas foram apuradas, disseram oficiais da Comissão nacional de eleições angolanas.
Os resultados provisórios da eleição, divulgados pela comissão das eleições nacionais neste sábado, colocam o MPLA muito à frente dos rivais com 60 por cento das urnas apuradas.
A eleição foi criticada como unilateral e cheia de irregularidades pelos líderes de oposição.
De acordo com a constituição do país, uma vitória do MPLA significa que Santos, que fez 70 anos nesta semana, será eleito por mais cinco anos além dos quase 33 anos que já ficou no poder no segundo maior país produtor de petróleo da África.
Os resultados provisórios anunciados no sábado deram ao principal adversário do MPLA, o ex-grupo rebelde UNITA, 17,94 por cento dos votos enquanto que o terceiro lugar, o partido CASA-CE, teve 4,53 por cento.
O comparecimento às urnas foi de pouco acima dos 57 por cento, segundo apurou a comissão.
Esta foi apenas a terceira eleição nacional desde que Angola conquistou a independência de Portugal em 1975, e é a segundo desde o fim de uma guerra civil que durou 27 anos.