Nampula regista, desde o passado dia 16 de Fevereiro, o surto de cólera em muitas unidades sanitárias da província, com particular incidência nos distritos de Malema e Mecuburi e na cidade de Nampula.
Segundo a directora provincial de Saúde, a médica generalista Maria da Graça Viola, em entrevista à reportagem do Wamphula Fax, na cidade de Nampula foram notificados até ontem, terça-feira, 55 casos com 5 internamentos, enquanto em Malema registaram-se 39 casos com um internamento, e em Mecúburi ocorreram 9 casos.
Entretanto, Maria Viola observou que este último distrito há doze dias que não regista novas eclosões de cólera, facto que leva a considerar positivo o trabalho de sensibilização que as autoridades sanitárias locais estão a levar a cabo nas comunidades.
De acordo com Maria Viola, as autoridades sanitárias dos distritos da província encontram-se em alerta máxima para intervirem atempadamente em eventuais surtos da doença. A titular da pasta da Saúde ao nível da Província de Nampula garantiu, a propósito, que os distritos estão devidamente preparados, com stocks suficientes de soros e outros medicamentos necessários para o tratamento da cólera.
Questionada sobre as medidas tomadas pela sua instituição para contornar a situação, Maria Viola destacou a educação sanitária, através de sensibilização das populações para a observância da higiene individual e colectiva, como as boas praticas do saneamento do meio.
Maria Viola referiu, ainda, que as autoridades de Saúde de Nampula continuam com as medidas preventivas intradomiciliárias e contactos porta-a-porta, deslocando para as comunidades equipas de profissionais de saúde, reforçados com estudantes do Instituto de Ciências de Saúde de Nampula.
Para além proceder a difusão de spots radiofónicos sobre o mesmo fim. A nossa interlocutora acrescentou que, neste momento, as autoridades de Saúde estão a distribuir nas comunidades Certeza, produto para tratamento da água que as populações consomem, com maior enfoque para os distritos mais abrangidos pelo surto da cólera.