Nem a crise do euro, nem a guerra na Síria, o que mais chamou a atenção dos alemães num debate político transmitido pela TV no domingo foi o colar da chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel. O adorno, com fios entrelaçados e contas metálicas nas cores nacionais – vermelho, amarelo e preto – já ganhou até conta própria no Twitter, com mais de 6.300 seguidores.
“E o vencedor foi: o colar da Alemanha”, era a piada no Twitter na manhã seguinte ao debate, o único na campanha eleitoral para a eleição de 22 de setembro, contrapondo a conservadora Merkel ao social-democrata Peer Steinbrueck.
Cerca de 15 milhões de alemães assistiram ao confronto, que girou em torno de assuntos como a ajuda à zona do euro, política tributária e a espionagem norte-americana, sem que nenhum dos candidatos dissesse nada muito surpreendente. A conta do colar no Twitter passou os 90 minutos do debate dando seus palpites zombeteiros. “Você realmente a quer pendurada no seu pescoço por mais quatro anos? Acredite em mim, como colar eu sei do que estou falando.”
Merkel já havia usado esse mesmo colar no dia em que conquistou o seu segundo mandato como chanceler, em 2009. Mass a excessiva exposição do domingo pode ter desgastado a sua imagem e encerrado a sua carreira. “Agora ela provavelmente nunca mais vai me usar”, disse o objeto ao se despedir.
A chanceler é amplamente vista como favorita para conquistar um quarto mandato, mas é possível que os democratas-cristãos precisem estabelecer uma coligação com os rivais social-democratas.