Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Coja convida sector privado a identificar oportunidades de negócio

Uma missão conjunta do Comité Organizador dos Décimos Jogos Africanos (COJA) Maputo-2011 e da Marcon África 2011, escalou no último fim-desemana a Cidade da Beira, tendo se reunido com jornalistas locais no âmbito da divulgação do evento.

Nesse encontro, foi focalizada a necessidade dos empresários locais procurarem identificar oportunidades de negócios com a realização do certame em Maputo, próximo ano.

Mário Ferro, que lidera a equipa de promoção dos décimos jogos africanos Maputo – 2011, através da Marcon África 2011, destacou o sector do Turismo como sendo um dos que pode tirar maior proveito com a realização desse evento em Moçambique.

Disse que os jogos africanos de Maputo – 2011 vão movimentar cerca de sete mil atletas, técnicos e dirigentes desportivos e políticos. No entanto, estima-se que durante o curso dos jogos perto de trinta mil turistas possam deslocar-se ao País.

Ferro apelou os industriais do Turismo para identificarem formas que permitam persuadir parte dos turistas a visitarem a Cidade da Beira e Província de Sofala em geral.

Salientou o interesse pelo Parque Nacional de Gorongosa e na Cidade da Beira a praia de Savane.

No mesmo encontro, o representante do Coja Maputo 2011 referiu-se ao estágio actual de implementação do programa de trabalhos do comité, no que diz respeito às várias áreas de actividade, desde a construção e reabilitação de infra-estruturas indo até às questões de alimentação, transporte, bem estar e segurança.

Referir que este tipo de iniciativas não está somente a ter lugar em Moçambique.

No passado dia 22 de Setembro, os décimos Jogos Africanos Maputo 2011 foram apresentados à sessão do Conselho de Administração da RETOSA – Regional Tourism Organization of Southern Africa, realizada no Royal Casino & Spa, no Reino da Suazilândia.

Nessa reunião, a missão conjunta do COJA Maputo-2011 e da Marcom África esteve representada pelo seu Director Geral Adjunto, Penalva Cezar, que de uma forma pormenorizada apresentou os aspectos mais salientes da organização dos Jogos.

O Conselho de Administração da RETOSA enalteceu os esforços que o Governo da República de Moçambique tem vindo a desenvolver por forma a acolher os décimos Jogos Africanos Maputo 2011, depois dos sucessos alcançados este ano por Angola, com a organização da fase final do CAN 2010, e pela África do Sul, com a realização da fase final do Campeonato do Mundo de Futebol.

No que diz respeito ao Turismo, o Conselho de Administração da RETOSA manifestou o seu grande interesse no envolvimento e na participação dos países membros no apoio a programas específicos com vista a promover os décimos Jogos Africanos Maputo 2011, na medida em que o evento é de Moçambique mas também é assumido como sendo da SADC.

Esta acção promocional segue-se a uma outra efectuada entre os dias 21 e 26 de Agosto de 2010 durante os Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Singapura, para onde se deslocou também uma missão conjunta do COJA Maputo 2011 e da Marcom África.

Os décimos Jogos Africanos Maputo 2011 foram apresentados para uma audiência de cerca de 200 pessoas, constituídas maioritariamente por dirigentes desportivos africanos e de outros países, assim como do Comité Olímpico Internacional e de federações internacionais.

No final da apresentação dos décimos Jogos Africanos Maputo 2011 o COJA Maputo 2011 e a Marcom África ofereceram um cocktail, bem como diversos brindes que assinalaram o evento.

No passado dia 17 de Setembro, teve lugar a cerimónia “A caminhos dos décimos Jogos Africanos Maputo 2011”, realizada junto ao edifício do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, na qual actuaram com grande impacto e destaque Lucrécia Paco, Gabriela, Dama do Bling, Ildo Ferreira e a banda Sanzi, Simba, Delizy, grupo Milhoro e o grupo Aldeia Cultural.

Nessa cerimónia, o Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, lançou a máquina da contagem decrescente de dias e procedeu-se ao lançamento do mascote Cojito e do vinho oficial dos décimos Jogos Africanos Maputo 2011.

Se no dia do lançamento da máquina de contagem decrescente faltavam 345 dias, hoje já sobram 340 dias para os décimos Jogos Africanos Maputo 2011

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts