Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Clones de cajueiro mais resistentes a doenças

Técnicos agrónomos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) acabam de identificar quatro diferentes tipos de clones de cajueiros mais resistentes a doenças, num trabalho desenvolvido em sete campos sazonais de pesquisa do país.

Os clones estão em processo de certifi cação para se apurar se estão de acordo com os padrões internacionais em termos de alimentos, para depois serem destribuidos aos camponeses para uso, segundo o IIAM no seu documento sobre resultados de ensaios de variedades agrícolas.

Por outro lado, o documento realça que está em curso a introdução de 21 novas variedades de mapira desenvolvidas por agrónomos dos Estados Unidos da América (EUA).

No geral, de Janeiro a Setembro de 2012, aquela instituição adistrita ao Ministério da Agricultura indica ter avaliado cerca de 40 mil hectares onde estão a ser desenvolvidas novas variedades agrícolas de milho, mapira, feijões, batata, cajueiro, algodão e mandioca, em Inhambane, Gaza, Sofala, Manica, Nampula e Niassa. Daquela área analisada, o IIAM enviou 860 amostras recolhidas para organismos internacionais de certifi cação de alimentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts