A Cimpor – Cimentos de Portugal assinou um contrato para a compra de 51 por cento da empresa moçambicana Cinac – Cimentos de Nacala à brasileira Camargo Corrêa Cimentos, anunciou, sexta-feira, em Lisboa, a cimenteira em comunicado enviado ao regulador do mercado.
No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a administração da Cimpor informou ainda que as acções tinham sido anteriormente adquiridas pela Camargo Corrêa Cimentos ao grupo moçambicano Insitec, estando a concretização da compra “sujeita à notificação às autoridades competentes de Moçambique e à aprovação dos bancos financiadores da Cinac”.
Citado por várias agências noticiosas, o comunicado revela que, “o preço final de aquisição dos 51 por cento da Cinac será ajustado com base em auditoria, estimando-se neste momento, um valor de seis milhões de dólares para o capital próprio da participação a adquirir”.
A Cinac é uma empresa de Nacala, no norte de Moçambique, que detém uma moagem de cimento com uma capacidade instalada de 350 mil toneladas por ano e terrenos e pedreiras de calcário.
O grupo brasileiro Camargo Corrêa é o maior accionista da Cimpor, na qual detém uma participação de 32,6 por cento.