Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Cidade de Maputo vai beneficiar de um reforço significativo no abastecimento de água

fds-moprh-BombagemMissãoRoque

A cidade de Maputo vai beneficiar de um reforço significativo no abastecimento de água, tanto em volume como em número de horas de distribuição, com a entrada em funcionamento da Estação de Bombagem da Missão Roque, cujas obras já se encontram concluídas em mais de 95%, estando actualmente na fase de testes e capacitação dos técnicos.

A nova infra-estrutura, que recebe a água do campo de furos de Intaka, vai permitir o aumento da capacidade de produção em cerca de 30 mil metros cúbicos por dia, a melhoria da pressão do precioso líquido em zonas críticas e a extensão do período de fornecimento das actuais 14 para 18 horas. A obra, orçada em 3,84 milhões de meticais e financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento, vai beneficiar directamente mais de 72 mil habitantes, com destaque para as zonas abastecidas pelo Centro de Distribuição de Laulane.

Recentemente, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, efectuou uma visita às obras e mostrou-se satisfeito com a qualidade dos trabalhos e com a execução em tempo recorde, dentro do prazo previsto. Sublinhou que a infra-estrutura vai contribuir para a redução do actual défice de cobertura no abastecimento de água.

“Esta infra-estrutura representa um passo importante no reforço da capacidade de armazenamento e da resiliência hídrica. Trata-se de um investimento alinhado com o Programa Quinquenal do Governo (PQG 2025–2029), com vista a garantir água segura e de qualidade para a nossa população”, frisou.

Além de garantir maior fiabilidade na rede, através de uma redundância em relação ao sistema existente, alimentado pela Estação de Tratamento de Umbelúzi, a Estação de Bombagem da Missão Roque vai permitir ainda a realização de cerca de 1.500 novas ligações domiciliárias. Na ocasião, Fernando Rafael reconheceu os desafios que o sector de abastecimento de água enfrenta e reiterou o compromisso de trabalhar para “assegurar que haja aumento da capacidade de armazenamento e mais oportunidades para termos mais barragens, assim como maior capacidade de captação da água a partir da fonte, pois isso é que vai contribuir para a redução do défice que temos neste momento”.

“Estamos cientes de que a cobertura de água a nível nacional constitui ainda um grande desafio e, por isso mesmo, temos no nosso Plano Económico, Social e Orçamento do Estado (PESOE 2025) e no PQG 2025–2029 a construção de barragens na zona Norte do País. Perdemos muita água com as chuvas e, se reforçarmos o armazenamento, vamos conseguir resolver este problema”, acrescentou.

O governante visitou ainda a Barragem de Corumana e a Estação de Tratamento de Água de Sábié, no distrito da Moamba, província de Maputo, para reforçar o compromisso institucional com a melhoria da capacidade de captação, armazenamento e tratamento de água, com impacto directo na qualidade do abastecimento para as populações da região metropolitana de Maputo e zonas periurbanas.

A Barragem de Corumana constitui uma das principais fontes estratégicas para o abastecimento de água na Região Metropolitana, enquanto a Estação de Tratamento de Água de Sábié é um elo vital no tratamento e distribuição de água potável.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *