Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CIDADÃO REPÓRTER: todos os cidadãos podem ajudar a monitorar a Votação em Moçambique

No ambito das Eleições Presidenciais, Legislativas e Provinciais 2009 que decorrem hoje em todo o pais o jornal @ VERDADE na sua missão de intervir no processo de desenvolvimento social em Moçambique e fazendo uso de duas ferramentas tecnológicas poderosas, o telemóvel e a internet, criou um canal aberto onde todos os cidadãos podem dar o seu testemunho ou informação sobre o que presenciarem durante a campanha eleitoral e no dia das eleições.

A impossibilidade dos jornalista estarem presentes em todo o território nacional tem sido um constrangimento na cobertura dos acontecimentos fora dos grandes centros urbanos. A inexistência de pelo menos três fontes informação diferentes tem sido uma dificuldade para os órgãos de comunicação social.

No website www.verdade.co.mz/eleicoes2009 disponibilizaramos várias fontes de informação, baseadas na contribuição de todos os cidadãos, apesar destas informações não serem totalmente fiáveis serão concerteza o ponto de partida para a sua averiguação e verificação.

Com a participação nesta iniciativa estamos o povo será mais cidadãos, estará a contribuir para a integridade e para a transparência do processo eleitoral.

Através do envio de mensagens de texto SMS, preenchendo um formulário disponível no sítio de internet https://www.verdade.co.mz/eleicoes2009/ ou ainda atravéz do twitter (#eleições 2009 mensagem) os cidadãos em Moçambique serão repórteres do que virem, irão reportar qualquer ocorrência que fuja à normalidade. A veracidade do conteúdo será comprovada por todos outros cidadãos repórteres pois se não for verdade, a mentira tem perna curta, o teor da mensagem será prontamente desmentido por algum cidadão.

Para que este canal tenha sucesso precisamos que o maior número de cidadãos tenham conhecimento da sua existência, particularmente aqueles que estejam fora dos centros urbanos e que tenham acesso a um telemóvel.

 

Como ser um Cidadão Repórter:

Enviando um SMS com o formato LOCAL (localidade, bairro, província) espaço ocorrência por exemplo: “Zumbo Tete há confrontos na rua principal” para os números 821111 or 8412222;

Enviando um tweet usando o(s) hashtag(s) #eleicoes2009 espaço ocorrência “Escola 3 de Fevereiro Polana Maputo estação de voto não abriu”;

Preenchendo o formulário no site https://www.verdade.co.mz/eleicoes2009.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts