Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chuvas poderão afectar 40 mil pessoas em Sofala

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Sofala estima que cerca de 40 mil pessoas poderão ser afectadas caso aquela província venha a registar chuvas acima do normal, conforme indicam as últimas previsões meteorológicas.

Localizada na região centro do país, Sofala é uma das províncias moçambicanas propensas a cheias e inundações que, anualmente, afectam vários milhares de pessoas.

Nos últimos anos, contudo, o número de vítimas tem vindo a reduzir graças aos programas de reassentamento das populações nas zonas altas outrora residentes nas áreas ribeirinhas.

Actualmente, segundo o delegado provincial do INGC em Sofala, Luís Pacheco, todas as comunidades residentes nas zonas propensas a desastres naturais estão em estado de alerta face ao período chuvoso em curso.

Citado pela Rádio Moçambique, a emissora pública nacional, Pacheco disse que a prontidão das comunidades resulta do processo de reassentamento realizado nos anos passados na sequência das cheias registadas nas principais bacias hidrográficas daquela província.

Em termos de recursos financeiros, o INGC conta com 2,5 milhões de meticais (cerca de 91 mil dólares americanos), bem como 39 embarcações e kits de emergência para as operações de resgate das populações no caso da ocorrência de cheias ou inundações. Igualmente, as autoridades reactivaram todos os comités de gestão de riscos e calamidades de toda a província.

Até ao momento, ainda não há registo de chuvas intensas na província de Sofala, mas o INGC apela a população para observar as medidas de prevenção.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts