Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chuvas de monção deixam quase 100 mortos no sul da Índia

As fortes chuvas que castigam há uma semana o estado de Kerala, no sul da Índia, já causaram 97 mortes no total e as autoridades locais decretaram o alerta vermelho, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

Um porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA, na sigla em inglês) de Kerala, P.H. Kurian, disse à Agência Efe que o número de vítimas triplicou nos últimos dias devido ao colapso de edificações e por deslizamentos de terra provocados pelas correntes de água.

As autoridades qualificam esta como a maior inundação que Kerala sofreu no último século. Nas últimas horas as autoridades decretaram um “alerta vermelho” em todos os distritos de Kerala pelo aumento do nível das águas dos rios e ordenaram a evacuação “imediata” de algumas áreas, informou o escritório do chefe do governo de Kerala, Pinarayi Vijayan.

As chuvas no estado de mais de 30 milhões de habitantes provocaram fortes inundações que deixaram casas e veículos debaixo d’água, causando graves perdas materiais.

As pessoas estão a ser resgatadas em helicópteros e transferidas para acampamentos de socorro que recebem atualmente cerca de 150 mil desabrigados.

Devido às inundações, os serviços de comboio, do metropolitano e do aeroporto internacional de Kochi, a maior cidade do estado, foram suspensos.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse numa mensagem na na rede social Twitter que ordenou ao Ministério de Defesa “intensificar ainda mais as operações de resgate e socorro em todo o estado”.

Kerala é um dos estados da Índia que mais sofre com os efeitos das chuvas de monção, cujo ápice ocorre entre Julho e Agosto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts