As chuvas que tem estado a cair na zona sul de Moçambique, e que esta segunda-feira aumentaram de intensidade tornaram várias vias de terra batida, e mesmo outras alcatroadas, intransitáveis na cidade e província de Maputo.
A Rua Graça Machel, no bairro Magoanine C, que da acesso a Av. Do Grande Maputo, entrando pela Av. Nelson Mandela, está totalmente inundada, o que condiciona a circulação de viaturas.
Por outro lado, a rua que vai dar acesso ao bairro de Kongolote, através do cruzamento de Matendene, partindo da EN1, também encontra-se vedada a circulação automóvel, bem como de pessoas, devido a subida do nível das águas do vale do Infulene.
O mesmo cenário assiste-se na Rua Gago Coutinho, o que condiciona o acesso aos bairros do Aeroporto e Xiphamanine, partindo do terminal Interprovincial da Junta.
De salientar que a própria terminal Interprovincial da Junta encontra-se parcialmente inundada pelas aguas das chuvas, que devastam a cidade de Maputo há dois dias.
As enchentes da junta se devem ao entupimento das condutas, recentemente construídas pela edilidade, com finalidade de drenar as águas da EN1 para o vale do Infulene, passando pelo bairro Luís Cabral.