O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê, para todo o país, a ocorrência de chuvas acima do normal com tendência para o normal, no período correspondente a segunda época que vai de Janeiro a Março de 2011.
No mesmo período, espera-se para o nordeste da província do Niassa, grande parte de Cabo Delgado e para leste de Nampula, todas no norte do país, uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal.
A informação foi adiantada hoje, em Maputo, na reunião de Actualização da Previsão Climática Sazonal para o primeiro trimestre do próximo ano (Janeiro, Fevereiro e Março) que antevê uma excelente queda de chuvas não só para o país, mas também para a região.
Segundo o INAM, a precipitação média no período referente ao último trimestre do ano em curso, no período entre o dia 01 de Outubro e 16 de Dezembro situou-se abaixo da média em toda a região norte, com a excepção de centro e sul.
Arlindo Meque, meteorologista do INAM, disse que o cenário observado durante a primeira época foi comprovado e a expectativa é que o mesmo volte a acontecer com a relação a segunda, situação que abre excelentes perspectivas para o sucesso da campanha agrícola.
Aliás, caso se comprovem as previsões do INAM, as regiões sul da província de Tete e norte de Manica, centro do país, estão em risco de inundações, dado que as chuvas não se farão sentir apenas no país, mas também nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Em relação ao ciclones tropicais que podem vir a ocorrer, Meque disse que o período é favorável a sua formação e deslocação a parte continental, porém não quantificou a média capaz de se registar dado que os fenómenos naturais são dinâmicos o que permite situações de maior ou menor ocorrência.