Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chineses querem investir cinco biliões de USD

Os empresários chineses da cidade de Xangai que se encontram em Maputo, desde a semana passada, manifestaram interesse em investir mais de cinco biliões de dólares nos próximos cinco anos em Moçambique. Os 16 empresários chineses encontram-se no país desde a quinta-feira passada para identificar oportunidades de investimentos.

Esta delegação já manteve encontros a porta fechada com ministros das áreas económicas, incluindo o da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e mais tarde foi recebida pelo Primeiro-ministro, Aires Ali. “Os membros da delegação manifestaram interesse em investir 5 biliões nos próximos cinco anos”, disse fonte oficial citada pela agência noticiosa MACAUHUB.

Os empresários chineses deverão solicitar ao governo moçambicano a concessão de uma área de 20 quilómetros quadrados, no distrito de Magude, província sulista de Maputo, para instalarem cerca de 400 empresas de vários ramos, entre elas, as de produção de automóveis, do sector têxtil, indústria ligeira, centros tecnológicos e de pesquisa. Por outro lado, a delegação terá discutido a possibilidade de construir uma cidade no distrito municipal da Catembe, localizado do outro lado da Baia de Maputo.

A cidade projectada pelos chineses poderá comportar torres de habitação e de escritórios, centros comerciais, hospitais, ginásios, entre outras infra-estruturas. Nos últimos anos, a China tem sido um dos mais importantes parceiros de Moçambique, contando agora com inúmeras empresas com investimento no país, particularmente no ramo de construção.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts