A China lançou, fim de semana, um comboio de teste de alta velocidade capaz de viajar a 500 quilômetros por hora, informou a mídia estatal, esta Segunda-feira, mostrando que o país avança com suas ambições ferroviárias, apesar dos problemas sérios na sua rede de alta velocidade.
O comboio, feito por uma subsidiária da CSR Corp Ltd, maior fabricante de comboios da China, é projectado para assemelhar-se a uma antiga espada chinesa, informou a agência de notícias Xinhua.
Mas os futuros comboios chineses não vão necessariamente operar com velocidades tão altas, disse o presidente da CSR, Zhao Xiaogang, ao Beijing Morning News.
“Nós visamos garantir a segurança da operação de comboios”, disse ele. A indústria chinesa de transporte ferroviário teve um ano difícil, com destaque para uma colisão entre dois combios de alta velocidade, em julho, que matou pelo menos 40 pessoas.
Em fevereiro, o ministro de Estradas de Ferro, Liu Zhijun, uma figura-chave por trás do boom no sector, foi demitido por acusações de corrupção que ainda não foram julgados em tribunal.