A China e Taiwan trocaram nesta segunda-feira suas primeiras mensagens oficiais diretas em 60 anos, por ocasião da reeleição do presidente taiwanês, Ma Ying-jeu, líder do partido Kuomintang (KMT, no poder), informou a agência oficial Nova China.
“Ma Ying-jeu, quero felicitar-lhe por sua eleição à presidência do Kuomintang”, declarou o presidente chinês, Hu Hintao, falando na qualidade de secretário geral do Partido Comunista Chinês (PCC). “Espero sinceramente que nossas formações continuem promovendo um desenvolvimento pacífico em ambas as partes do estreito e uma confiança política recíproca e que trabalhemos conjuntamente rumo ao renascimento do povo chinês”, acrescentou Hu, cujas palavras foram difundidas pela agência Nova China.
Ma, por sua vez, comemorou as relações chino-taiwanesas, que encontraram o “caminho da paz”. Ma Ying-jeu, que é favorável a uma aproximação com a China, foi eleito domingo chefe do partido nacionalista KMT com mais de 92% de votos. Ma já esteve à frente deste partido em 2005 e renunciou dois anos mais tarde por acusações de desvio de verbas, das quais foi absolvido.