Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

China caminha para cumprir a meta de crescimento em 2012

A China está no caminho de cumprir a meta deste ano para o crescimento económico e se necessário o governo pode utilizar um fundo de estabilidade fiscal de 100 bilhões de iuanes para impulsionar o crescimento, afirmou, esta Terça-feira (10), o primeiro-ministro, Wen Jiabao.

Wen, falando numa reunião do Fórum Económico Mundial realizado na cidade chinesa de Tianjin, mostrou-se confiante em manter a economia no curso de um crescimento estável e relativamente rápido, apesar dos dados económicos divulgados por Pequim nos últimos dias.

“A tendência de desenvolvimento económico da China é boa, o crescimento económico ainda continua dentro da nossa meta determinada no início do ano e a economia está a estabilizar-se”, disse Wen. Ele acrescentou que o governo central irá acessar um fundo de estabilização especial se necessário para dar suporte à actividade económica.

“Existem cerca de 100 bilhões de iuanes no fundo de estabilização, este ano”, disse Wen. A China determinou uma meta de crescimento económico de 7,5 por cento em 2012, mas alguns analistas temem que ela não possa ser cumprida uma vez que a desaceleração global pesa sobre a actividade na segunda maior economia do mundo.

O crescimento na China desacelerou por seis trimestres seguidos e alguns investidores temem que essa tendência possa repetir-se no terceiro trimestre deste ano, apesar do “ajuste” das políticas económicas que começou em Novembro de 2011.

Dois cortes na taxa de juros e a liberação de estimados 1,2 trilhão de iuanes (190 bilhões de dólares) para novos empréstimos através da redução da taxa de compulsório dos bancos falharam até agora em interromper essa desaceleração.

Em vez disso, as fábricas da China então a mostrar a mais lenta taxa de expansão desde Maio de 2009. A China afirmou, semana passada, que aprovou projectos de infraestrutura avaliados em mais de 150 bilhões de dólares. Isso, além do afrouxamento monetário e fiscal realizado desde o ano passado.

Mas alguns economistas temem que isso seja insuficiente para impedir que o crescimento fique abaixo da meta oficial para 2012.

Wen ainda afirmou que todas as iniciativas adoptadas pelo governo até agora, este ano, estão dentro do orçamento e que Pequim tem um superavit fiscal de cerca de 1 trilhão de iuanes no ano até agora.

As declarações de Wen foram feitas após o presidente chinês, Hu Jintao, ter alertado, fim de semana, que a economia mundial está prejudicada por “factores e incertezas desestabilizadores” e que a crise financeira de 2008/09 está longe do fim.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts