O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou, Quarta-feira, ao seu país depois duma nova sessão de radioterapia em Cuba, onde faz tratamento contra um cancro.
O líder socialista de 57 anos, candidato à reeleição em Outubro, saiu e andou sozinho do avião ao pousar em Barinas, o seu Estado natal, e foi recebido na pista por parentes, por seu vice e por vários ministros.
“A revolução socialista é irreversível… Continuarei a recuperar-me”, disse Chávez num breve discurso pela TV estatal, desejando uma feliz Páscoa à população e dizendo-se “mais cristão do que nunca”.
Chávez já passou por três cirurgias e por quimioterapia para combater um tumor pélvico de natureza não revelada. Agora, ele faz radioterapia.
Ele afirmou que a segunda sessão desse tratamento transcorreu bem, e que os resultados dos exames foram positivos. A expectativa é de que ele regresse em breve a Cuba para a terceira sessão.
Nesse vaivém entre Havana e Caracas, Chávez mantém uma espécie de campanha eleitoral “virtual”, via Twitter e TV estatal. Enquanto isso, o seu adversário eleitoral Henrique Capriles percorre o país.
No poder há 13 anos, Chávez lidera a mais recente pesquisa eleitoral por 13 pontos percentuais, mas muitos venezuelanos continuam indecisos para as eleições de 7 de Outubro.