A cantora cabo-verdiana Cesária Évora vai regressar aos palcos a 8 de Outubro próximo em Xangai, na China, depois duma ausência de cerca de cinco mêses na sequência duma intervenção cirúrgica, soube sexta-feira a PANA de fonte da promotora da artista. Cesária Évora, de 69 anos, vai animar um espectáculo em Outubro próximo por ocasião do Dia de cabo Verde na Expo Xangai.
Segundo uma nota da Tumbao – Produção e Promoção de Espectáculos, Lda – Cesária, que foi submetida a uma intervenção cirúrgica de urgência a 10 de Maio em Paris (França) na sequência de um problema cardíaco, está “bem e com vontade de cantar”, após um repouso de quatro mêses na sua cidade natal de Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente.
A produtora garante que a “Diva dos Pés Descalços” tem vindo a ensaiar com os seus músicos em Mindelo.
Dois dias depois do espectáculo comemorativo do Dia de Cabo Verde na Expo Xangai, em que actuarão também os músicos cabo- verdianos Tcheka e Mayra Andrade, a mais famosa cantora cabo- verdiana da actualidade cantará em Pequim num concerto promovido pela Embaixada de Cabo Verde na China.
A 15 de Outubro, Cesária Évora actuará na cidade romena de Brasov (Transilvânia) e três dias depois na sala Palatului, na capital romena.
A última actuação da cantora aconteceu a 8 de Maio no Coliseu de Lisboa, em Portugal, onde cantou num espectáculo intitulado “Vozes Africanas”, que contou com a participação do Angolano Barceló de Carvalho “Bonga”.
De regresso à capital francesa, onde vivia habitualmente nos últimos anos, Cesária Évora teve de ser submetida a uma intervenção cirúrgica de urgência depois de se ter sentido mal no dia anterior.
Na altura, todos os concertos agendados até ao fim deste ano no âmbito de uma digressão mundial para promover o último trabalho discográfico da cantora, intitulado, “Nha sentimento”, tinham sido cancelados.
Após um período de convalescença numa unidade hospitalar de Paris, Cesária Évora havia decidido regressar à sua terra natal para um período de repouso antes de voltar aos palcos.