Cerca de dois mil e 500 migrantes foram socorridos desde segunda-feira passada ao largo das costas da Líbia, segundo os guarda costeiros italianos que coordenaram uma operação de salvamento que abrange oito navios e barcos de pesca no Mar Mediterrâneo.
Barcos de guarda costeiros e navios eslovenos, envolvidos na operação naval europeia Sofia contra os traficantes, participaram nos esforços para salvar um total de mil e 271 emigrantes que se dirigiam para a costa italiana.
Entre sexta e segunda-feiras, mil e 211 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram socorridas depois de dez intervenções de salvamento.
Segundo um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas, antes das operações de salvamento mais de dois mil e 200 migrantes chegaram à Itália pelo mar durante as últimas semanas e o total para o mês de Janeiro deve ultrapassar os três mil e 528 migrantes que se inscreveram no mesmo mês em 2015, quando mais de 150 mil chegaram à costa italiana durante todo o ano. Mais de 44 mil migrantes chegaram à Grécia durante o mês de Janeiro.