Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerca de 100 mil hectares trespassados para suecos

Cerca de 100 mil hectares de terra arável acabam de ser cedidos a um grupo de agentes económicos da Suécia, detentores de um projecto de produção florestal para o mercado interno e externo.

O empreendimento está orçado em cerca de 140 milhões de dólares norte-americanos e vai ser implementado pela companhia mista moçambicano-sueca Chikwete Forests, detida, maioritariamente, por investidores daquele país nórdico da Global Solidarity Forest Found.

O projecto deverá estar baseado nas províncias da Zambézia e Niassa, segundo a Embaixada da Suécia em Moçambique e a sua produção irá ser comercializada na África do Sul, Malaui, Zimbabué, China, Índia e Vietname.

Cerca de 10 milhões de pinheiros e eucaliptos deverão ser plantados ao longo dos próximos 10 anos pelo projecto a empregar perto de 250 trabalhadores, maioritariamente moçambicanos.

Missão empresarial

Com vista a explorar mais oportunidades de negócios em Moçambique, uma missão empresarial sueca deverá visitar o país de 11 a 14 de Outubro de 2010, de acordo ainda com aquela representação diplomática para prospecção de mais áreas de investimento nos sectores da Energia, Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações e Turismo.

A Suécia, refira-se, contribui com uma média anual de cerca de 40 milhões de dólares norte-americanos para apoio ao Orçamento do Estado (OE) e faz parte do Grupo dos 19 parceiros internacionais de cooperação com Moçambique.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts