Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Centro de Documentação Samora Machel promove figura do primeiro Presidente de Moçambique

O Centro de Documentação Samora Machel (CDSM), uma organização social independente, promoveu, terça-feira, em Maputo, um encontro com cerca de meia centena de jovens e crianças, com objectivo de apresentar ao público juvenil a vida e obra do primeiro Presidente de Moçambique, suas qualidades e virtudes pessoais, seus méritos enquanto guerrilheiro, estadista e líder africano.

O evento esteve inserido nas celebrações alusivas ao vigésimo quarto aniversário da morte de Samora Moisés Machel, a 19 de Outubro de 1986. O encontro que também visou promover a figura de Samora Machel entre os jovens, enquanto modelo de cidadão comprometido com o desenvolvimento do País, e como fonte de inspiração na luta contra os novos desafios de desenvolvimento em Moçambique, foi igualmente marcado por visita a uma exposição retratando a vida e obra de Samora, concurso, poesia, dança entre outras actividades que coloriram o dia.

O evento que contou com a presença da Graça Machel, antiga esposa de Samora Machel, seus familiares e amigos, decorreu após as cerimónias centrais de deposição de coroa de flores. De referir que as celebrações alusivas ao 19 de Outubro vão decorrer ao longo de toda esta semana, estando prevista a realização de um programa televisivo infantil abordando a vida e obra de Samora, bem como uma palestra a ter lugar no dia 23 de Outubro, no Auditório Municipal da Matola, subordinado ao tema “Samora – sua inspiração para novas gerações”.

O Centro de Documentação Samora Machel (CDSM), entretanto, surgiu de uma iniciativa da Família Machel, com o apoio de amigos e companheiros de Samora Machel, que entenderam a importância de preservar o legado do primeiro Presidente de Moçambique independente, assim como divulgar a sua vida e obra.

O Centro assume-se, assim, como um local aglutinador do legado de Samora Machel, em qualquer forma que ele se apresente, nomeadamente discursos, testemunhos, filmes, etc. Desde o processo inicial da sua criação, o CDSM tem procurado aliar as acções internas com iniciativas públicas de valorização da vida e obra de Samora Machel.

Uma fonte do CDSM indicou ao nosso jornal que seguindo o lema “Samora para as novas gerações”, serão realizadas uma série de actividades de âmbito cultural/informativo como parte das actividades dos 25 anos de Mbuzini a celebrar-se em 2011, que terão o seu início neste ano, tendo como público alvo os jovens e as crianças.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!