O Instituto Superior Universitário de Tete (ISUTE), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, colocou, sábado, 22 de Maio, à disposição do mercado 113 graduados, dos quais 70 homens e 43 mulheres, licenciados em oito cursos leccionados na instituição.
Trata-se da quarta cerimónia de graduação efectuada pelo ISUTE, nas áreas de Administração e Gestão de Empresas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Engenharia Informática e de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Enfermagem e Psicologia Clínica.
A secretária de Estado da província de Tete, Elisa Zacarias, presente na cerimónia, considerou que o ISUTE é um dos maiores contribuintes no capítulo do desenvolvimento humano, através da expansão do acesso à melhoria da qualidade de ensino no país.
A governante referiu ainda que o desenvolvimento do capital humano é um dos alicerces que permite a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população, bem como a redução das desigualdades sociais e da pobreza, através da promoção do emprego e auto-emprego.
“A expansão do acesso, a melhoria da qualidade do ensino e o aumento de actividades de extensão constituem prioridades do governo para o ensino superior. Por conseguinte, consideramos a presente graduação do ISUTE, como contribuição para o alcance deste desiderato do Programa Quinquenal do Governo (PQG)”, referiu a secretária de Estado.
Por sua vez, o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, explicou que a cerimónia é revestida de grande capital, na medida em que os estudantes graduados pelo ISUTE estão preparados para uma vida profissional e pessoal de sucesso: “Não parem nunca de estudar e aprender. O mundo está permanentemente a mudar. Não fiquem para trás. Continuem em contacto connosco e sejam embaixadores da Universidade Politécnica. Voltem para participar em cursos, palestras, e eventos científicos. Aos encarregados, cabe-me dizer que esta graduação é vossa obra. É celebração do vosso sacrifício”, explicou Narciso Matos.
Importa realçar que o ISUTE já graduou, desde 2013, um total de 432 estudantes e inscreveu na instituição 4224 estudantes, desde 2010.