Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cem milhões USD para pequenos agricultores

Moçambique integra um grupo de quatro países a serem beneficiados por um projecto do Standard Bank Africa de cem milhões de dólares destinados a apoiar cerca de 750 mil agricultores de pequena escala a melhorarem os seus rendimentos. O projecto, que também abrange pequenos agricultores da Tanzânia, Uganda e Gana, foi anunciado pelo presidente executivo do Standard Bank Africa, Clive Tasker, falando em Accra passada Sexta-feira durante um fórum sobre agricultura.

“O sector privado deve arregaçar as mangas e juntar-se ao sector público na construção da capacidade agrícola do continente africano”, disse Clive, citado pela agência de notícias AFP.

O fundo será canalizado aos beneficiários por via de empréstimos através de uma parceria com a Aliança para Revolução Verde em África (AGRA), uma organização criada em AGRA em 2006 com o objectivo de impulsionar a produtividade agrícola em África com vista a combater a fome e a malnutrição no continente.

O projecto tem a duração de três anos, período durante o qual esta instituição bancária poderá financiar o desenvolvimento de culturas de rendimento como cacau e castanha de caju.

O presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura, Kanayo Nwanze, disse a jornalistas que a região da África Subsahariana conta com cerca de 80 milhões de pequenos camponeses que são responsáveis por 80 por cento da produção da agricultura.

“Apoiar os pequenos camponeses não só irá melhorar a segurança alimentar que poderá ter um impacto na redução da pobreza”, disse ele.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts