Celebra-se esta quinta-feira, 12 de Agosto, o Dia Internacional da Juventude. A celebração da data coincide com o facto de a Organização das Nações Unidas (ONU) ter proclamado Ano Internacional da Juventude a partir de hoje ate 12 de Agosto de 2011, buscando impulsionar a participação plena e efectiva dos jovens em todos os aspectos da sociedade.
O tema do Ano Internacional da Juventude que hoje inicia é “Diálogo e entendimento mútuo”, com a finalidade de promover a prática desses conceitos, os ideais de paz, respeito aos direitos humanos, às liberdades e à solidariedade. As acções deste evento culminarão a realização dos Jogos Olímpicos da Juventude que acontecerão em Cingapura de 14 a 26 de Agosto corrente.
Moçambique, diferente de outros países, sobretudo do velho continente, a sua população é maioritariamente jovem. Os jovens moçambicanos um dos principais problemas que enfrentam refere-se a habitação e oportunidades de emprego. Também reclamam de viva voz o direito de participar nos fóruns de tomada de decisão principalmente aos níveis da governação.
Para alcançar esses desafios os jovens moçambicanos tem estado a consolidar a estratégia de estarem organizados, existindo vários fóruns que defendem os interesses da juventude. A Assembleia da Republica acaba de criar um Gabinete Parlamentar para lidar especificamente com matérias da juventude.
No Pais existe também um Parlamento Juvenil e um Conselho Nacional.