A Cervejas de Moçambique (CDM), uma subsidiária do Grupo SABMiller, arrecadou, no exercício económico que findou em Março deste ano, receitas na ordem de 5.300 milhões de meticais contra cerca de 4.300 milhões no exercício anterior (um aumento na ordem de 23 por cento), tendo o volume de vendas atingido um crescimento vigoroso na ordem 11 por cento.
Este facto foi revelado durante a Assembleia-geral, realizada recentemente em Maputo. Com a entrada em funcionamento da fábrica de cervejas de Nampula, segundo um comunicado de imprensa da CDM recebido pela AIM, a empresa registou um aumento da capacidade de produção em cerca de 30 por cento. Falando à margem do encontro, a presidente do Conselho de Administração da CDM, Isidora Faztudo, disse que “apesar da crise financeira mundial, a empresa conseguiu conter a situação, pelo que se encontra num bom nível, com vista a garantir o retorno dos investimentos feitos, principalmente o realizado na fábrica de Nampula, na ordem de 65 milhões de dólares norte-americanos”.
Na sua opinião, as perspectivas em relação ao desenvolvimento da economia nacional são “encorajadoras, razão pela qual a CDM pretende tirar proveito do mercado, partindo para a regionalização da produção e explorar outras áreas de negócio”. Por seu turno, o director financeiro da CDM, Hélder dos Santos, referiu que a empresa teve mais um ‘bom ano’, reflectido no crescimento do volume de vendas em cerca de 11 por cento, contra uma média de crescimento de oito por cento nos últimos cinco anos.
“A CDM ultrapassou um volume de vendas de mais de 1.500 mil hectolitros pela primeira vez”, frisou. Em consequência deste crescimento, o resultado por acção cresceu em 16 por cento, passando para 8.14 Meticais cada acção.
Bruno Tembe, director de operações da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), explicou, por seu turno, que quando a CDM foi admitida na BVM, em 2001, o Estado vendeu as suas acções por 15 Meticais cada, e agora estão cotadas a 34 Meticais, o que “significa que cresceram mais de duas vezes, em termos de valor de mercado”. “Temos registado uma crescente procura de pessoas que querem comprar acções da CDM, e isso só acontece quando uma empresa tem um bom desempenho no mercado”, salientou.
