Explosões de bombas e morteiros mataram pelo menos nove pessoas e feriram mais 28 em bairros xiitas em Bagdad, Terça-feira (23), apenas alguns dias antes de os iraquianos começarem a celebrar o festival religioso muçulmano Eid al-Adha.
Carros-bomba explodiram e morteiros foram lançados na região do bairro xiita de Shula, noroeste de Bagdad, matando oito pessoas e ferindo 28. Outra pessoa foi morta por um morteiro na região de Kadhimiya, disseram as fontes da área médica e de segurança.
“Três carros bombas explodiram um após o outro, e começamos a ouvir gritos e berros”, disse um policial que estava de patrulha em Shula. “Algumas paredes de casas caíram, e vidro foi estilhaçado por toda a parte.”
A violência no Iraque está bem abaixo do auge de derramamento de sangue de uma guerra sectária entre 2006 e 2007, porém os afiliados da Al Qaeda e outros insurgentes islâmicos sunitas têm frequentemente alvejado xiitas numa tentativa de alimentar tensões entre comunidades sunitas e xiitas.
O número de mortos mensal em ataques de militantes por todo o Iraque dobrou em Setembro, para 365, o número mais alto em mais de dois anos, com a maioria das vítimas mortas em ataques com bombas, de acordo com as estatísticas do governo divulgadas este mês.
