A ligação rodoviária entre as cidades de Tete e Moatize, na província de Tete, será, a breve trecho, efectuada através de uma ponte provisória, com 420 metros de comprimento, orçada em cerca de sete milhões de dólares norte-americanos e cujo estudo técnico-geológico vai decorrer dentro de três semanas.
Para este efeito, estão em curso negociações com os parceiros, visando a materialização do projecto, segundo indicou, esta quarta-feira, 17 de Janeiro, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, no decurso da visita de trabalho, que efectua àquela província.. Trata-se de uma ponte alternativa à ponte Samora Machel, que sofreu, recentemente, um grave incidente.
A infraestrutura suspensa pré-esforçada, com um comprimento de 762 metros e cujo tabuleiro tem 11,2 metros de largura, possui mais de 50 anos e já sofreu várias intempéries. “Esta ponte provisória vai permitir a passagem do tráfego pesado e ligeiro e a sua construção vai durar entre três a quatro meses. É uma solução bastante aceitável, para a situação em que nos encontramos”, frisou.
Enquanto isso, o Governo tem estado a trabalhar com os parceiros e já tem em mão uma proposta de construção de uma ponte nova definitiva, estimada em cerca de 29 milhões de dólares norte-americanos: “Ela vai recolher todo o tráfego de carga ligeira e pesada, que virá da Zâmbia e de outros países do hinterland para Beira e vice-versa, deixando de usar a referida ponte provisória”, enfatizou Carlos Mesquita.
Referindo-se ainda à danificação da ponte Samora Machel, o governante disse que a pronta intervenção da Administração Nacional de Estradas (ANE) e da concessionária Estradas do Zambeze e de outros intervenientes da área técnica, incluindo as autoridades provinciais, criou condições técnicas para se evitar o pior: “Suspenderam o tráfego de forma imediata e procederam à avaliação do nível do perigo, que o incidente poderia causar”, salientou.
Esta acção tornou possível a minimização do tempo de suspensão do tráfego, sobre a ponte, que se mostra inadequada para o tráfego de carga pesada: “Nos dias de hoje, existem viaturas que vão de 56 até 72 toneladas, com nove eixos, o que talvez não tenha sido considerado na altura em que o empreendimento foi projectado”, esclareceu Carlos Mesquita.
Os trabalhos de recuperação desta infraestrutura já se encontram concluídos, estando, neste momento, à espera dos parafusos finais, que vão ligar às duas porcas. Estas peças estão em processo de fabrico na África do Sul, devido às características específicas que devem ter. Prevê-se que dentro de 10 dias já estejam em Tete.
“Por enquanto, de dois em dois dias, uma equipa técnica vai inspecionar a ponte, fazendo a verificação dos apertos de parafusos instalados e de braçadeiras próximas ao sítio onde ocorreu o dano. O ministro acrescentou ter sido decidido também se proceder à inspecção geral da ponte, para apurar se não terá havido danos em outras partes da infraestrutura para se ter a garantia: “Será uma inspecção visual. Mas as braçadeiras e os cabos da ponte serão inspecionados, através de ultrassom, para garantir a integridade dos materiais e a segurança”, concluiu.