A capital mais poluída do mundo, a cidade de Nova Délhi amanheceu na sexta-feira sem veículos com placas pares nas suas estradas, ao entrar em vigor as medidas de restrição de veículos destinadas a reduzir os níveis de poluição na cidade.
No primeiro dia de implementação da restrição, que limita o uso de veículos em dias alternados em função do seu número de matrícula, a grande maioria dos carros privados em circulação tinha placas com final ímpar, segundo pôde constatar a Agência Efe.
“Délhi conseguiu! Os relatórios até o momento são muito favoráveis”, manifestou na sua conta no Twitter o chefe do governo da capital indiana, Arvind Kejriwal. Em diferentes pontos da cidade, foram desdobrados grupos de “defensores civis” para assegurar a entrada em vigor do plano, como mostram imagens divulgadas nessa rede social pelo partido de governo local, o Partido Aam Aadmi (AAP, Partido do Homem Comum).
Os voluntários levam cartazes verdes nos quais é possível ler slogans em híndi e em inglês como “Délhi livre de poluição”, além de panfletos do mesma cor.
A restrição, que será implantada inicialmente durante um período de teste de duas semanas, não afeta os motoristas que viajam sozinhos ou com crianças menores de 12 anos, veículos de duas rodas e nem os carros de uma longa lista de altos cargos políticos, judiciais e diplomáticos.
Ratificada pelo Alto Tribunal de Délhi, a medida faz parte de uma série de medidas anunciadas no começo de dezembro pelo Executivo da capital indiana. O conjunto inclui a plantação de vegetação nas principais estradas para reduzir o pó na atmosfera, limitar ainda mais a circulação de veículos pesados e fechar centrais térmicas.
Com uns 17 milhões de habitantes, Nova Délhi é uma das cidades mais povoadas do mundo e, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), é a capital mais poluída do planeta.
A Índia conta com treze das 20 cidades mais poluídas do mundo, de acordo com este organismo das Nações Unidas.